O Câncer Bucal também mata!!!

Você sabia que o câncer bucal no Brasil é um problema de saúde pública e que é responsável pela morte de três mil brasileiros por ano? Você sabia também, que o câncer bucal nas fases iniciais não apresenta sintomas e que por isso é muito importante a realização do auto-exame? E para realiza-lo é muito simples. Você precisa apenas de um espelho em local bem iluminado e seguir os seguintes passos:

1º- observe se no seu rosto existe algum sinal (feridas, manchas), que nunca foi notado anteriormente;

2º- caso use dentadura ou ponte móvel retire-as;

3º- procure feridas (Figura1), manchas brancas (Figura2), vermelhas (Figura3), pretas (Figura4), carnes crescidas, bolinhas duras (caroços) e endurecimentos, na parte interna das bochechas, em toda a língua (em cima em baixo e nas laterais), assoalho e céu da boca, no lábio (parte interna e externa) e na garganta;

4º- observe também se você tem dificuldades para mover a língua e alguma sensação de formigamento.

Se não encontrou nada, ótimo! Caso tenha encontrado algum desses sinais ou tiver alguma ferida que não cicatrize, no espaço entre 7 e 14 dias, procure um especialista o mais rápido possível.

Lembre-se sempre que lesões iniciais apresentam 100% de cura, enquanto as mais adiantadas, apenas 30%.  Por isso faça o auto-exame 2 vezes por ano.

Outra coisa muito importante é a prevenção! Isso você consegue eliminando os fatores de risco, associados ao desenvolvimento do câncer, tais como:

– Tabaco – o fator de risco mais importante. Quanto mais uma pessoa fuma maior o seu risco, pois o cigarro tem efeito cumulativo. Segundo pesquisas, cada cigarro fumado encurta de 5 a 20 minutos a vida do fumante. Elimine-o de sua vida!

– Álcool – bebidas destiladas quando ingeridas com freqüência por longos períodos representam um fator de risco. Para o fumante ainda é pior, pois o álcool potencializa a ação do fumo deixando-o ainda mais susceptível ao câncer bucal. Evite!

– Radiação Solar – é responsável pela maior parte dos cânceres do lábio inferior. Use protetor solar e chapéu!

– Irritação Mecânica – próteses (dentaduras e pontes) e dentes que machucam a mucosa da boca são também um fator de risco para o câncer bucal. Se você acha que suas próteses estão mal ajustadas procure seu dentista.

– Infecções – principalmente pelo vírus HPV (Human Papiloma Viruses). Verrugas genitais ou condilomas acuminados são algumas das manifestações da infecção causada por esse vírus.

– Desnutrição.

Todos os anos surgem cerca de dez mil novos casos de câncer bucal no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Por isso, Previna-se!!!

Figura 1
Screen Shot 2015-08-05 at 11.11.45 AM

Figura 2
Screen Shot 2015-08-05 at 11.11.52 AM

Screen Shot 2015-08-05 at 11.12.47 AM

Screen Shot 2015-08-05 at 11.12.54 AM

Fernanda Paixão Malufe é Cirurgiã-Dentista formada pela Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP; Especialista em Prótese Dental; Mestre e Doutora em Clínica Odontológica área de Prótese Dental pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP; Pesquisadora Colaboradora da UNICAMP; Professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação da UNIP/Campinas.

error: Conteúdo Protegido!